{Resenhando #55} Quem sabe um dia - Lauren Graham

Quem Sabe Um DiaTítulo: Quem Sabe um dia
Autor: Lauren Graham
Editora: Record
Páginas: 368
*Livro cedido pela editora para resenha
Franny Banks é uma atriz lutando em Nova York, com apenas seis meses para o prazo de três anos que deu a si mesma para ser bem sucedida. Mas até agora, tudo o que ela tem para mostrar por seus esforços é uma única linha em um anúncio de camisolas feias de Natal e um emprego de garçonete degradante. Ela vive no Brooklyn, com duas companheiras de quarto, Jane - sua melhor amiga de faculdade, e Dan, um escritor de ficção-científica, que é muito, definitivamente não namorável. E está lutando por seus sentimentos por um cara suspeitamente charmoso de sua aula de atuação, tudo isso enquanto tenta encontrar um shampoo para seus cabelos que realmente funcione. Enquanto isso, ela sonha em fazer um trabalho "importante", mas parece que ela só consegue audições para propagandas de detergente líquido e comerciais de manteiga de amendoim. É díficil dizer o que vai acontecer primeiro: ela vai ficar sem tempo ou sem dinheiro, mas de qualquer forma, o fracasso significaria enfrentar o fato de que ela não tem absolutamente nenhum habilidade para sobreviver no mundo real. Seu pai quer que ela volte para casa e vire professora, seu agente não vai chamá-la de volta, e sua colega de aulas, Penelope, que parece incentivadora, pode só tornar a competição ainda mais difícil. Quem Sabe Um Dia é uma estreia engraçada e encantadora sobre encontrar a si mesmo, um amor e o mais difícil de tudo, encontrar um trabalho como atriz.


Lauren Graham é uma atriz relativamente famosa. Já fez diversos filmes e séries. E "Someday, Someday, maybe: a novel" ou "Quem sabe um dia" aqui no Brasil, foi sua inicialização no universo da literatura. E, definitivamente: Ela leva jeito.

Franny possuí um prazo. Terminou o colégio e decidiu seguir seu sonho: Se tornar uma atriz de sucesso na prestigiada Nova York, mas, se nada desse certo em três anos, ela voltaria para sua cidade e tentaria outra coisa.
Quando iniciamos o livro, o prazo dela já estava em 6 meses.

Sua busca inigualável pelo sonho faz com que Franny entre em diversas enrascadas e situações cômicas. Na verdade, a personagem possuí trejeitos super divertidos que fazem o leitor dar várias gargalhadas.
Percebemos no decorrer do livro o quanto a autora está ambientada neste mundo. E, se analisarmos bem, pode ser até uma história baseada em fatos reais.

Franny trabalha como garçonete e faz aulas de teatro. Ela mora com Jane e Dan. Jane também está tentando a vida de atriz, no entanto, Dan quer tornar-se roteirista de cinema. 
Quando depois de uma Apresentação, ela é chamada para algumas entrevistas com agências, sua vida começa a tomar um rumo diferente. 
Primeiro ela arruma um trabalho em uma série. O único problema é que nesta série ela só pode rir. Depois ela começa a sair com James. Arg, Odeio o James.

Sou meio estressada com mocinhos metidos, então James com esse ar de galã por já ter conquistado a fama tão desejada, não me conquistou. Mas conquistou Franny, que acabou se apaixonando por ele.
A vida no show business como é de conhecimento geral, não é algo estável. E durante estes seis meses, a nossa protagonista terá altos e baixos.

A escrita da autora é intensa. Não possuí cenas eróticas alguma e quase nada de romance (eu choro). Encontramos um triângulo amoroso já no meio pro final do livro, e eu adorei a maneira como a autora desenvolveu as relações, mas fiquei meio perdida no final. Como eu tinha dito, o romance neste livro vem em último lugar.

Os personagens são extremamente vivos e reais. Não existe aquela coisa de "ah, mas isso não acontece na vida real" ou "Só em livro mesmo pra acontecer isso". Cada personagem - com exceção de um ou outro - traz ensinamentos para os leitores e não é preciso ficar atento para percebe-los. 
A tentativa frustante de seguir o sonho é uma coisa existente nas pessoas, e este livro trata principalmente disto. Será que vale a pena o esforço?

Para falar a verdade, eu acabei me surpreendendo com o livro. Quando o solicitei achei que se tratava de um romance agradável e divertido, mas acabei vendo que não era APENAS isso.  O livro é narrado em primeira pessoa, e podemos perceber o quanto Franny é segura e ao mesmo tempo insegura. Crescemos e aprendemos com ela. 

Só eu que achei esta capa linda? Acho que é uma das minhas favoritas. A editora caprichou no livro. Dentro existem páginas da agenda da Franny, que é o lugar onde ela anota tudo o que acontece com ela, ou até rabisca. É muito bem feito!


Caso pegue a foto, não deixe de dar os devidos créditos!
Recomendado para aqueles que gostam de uma leitura descontraída, cinema, teatro e o mundo de Show Business!
Classificação:

Bom gente, é isso!
Espero que tenham gostado.
Gostou? Compare e compre aqui.

Não deixem de comentar.
Beijos,
Mah!
→ Este post faz parte do Top Comentarista!


54 comentários

  1. Oi
    Ainda não conhecia esse livro a capa é muito bonita. O título chama a atenção. Mas o que mais me agradou é mesmo a história, o mundo artístico e suas dificuldades.

    ResponderExcluir
  2. A capa é realmente linda. Dá de imaginar bastante coisas só olhando pra ela :p
    Gostei da trama do livro e fiquei curioso por saber que ele n tem romance. Espero poder lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas!
      Também adorei.
      Leia sim, não tem nada de romance quase.
      Beijo.

      Excluir
  3. Mar depois que você colocou isso aqui: "A escrita da autora é intensa. Não possuí cenas eróticas alguma e quase nada de romance" já me ganhou hahahaha
    Realmente o que o livro aborda não é algo inimaginável, pode sim vir a acontecer! Muito bacana isso.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz | Participe do Top Comentarista | Grupo Amantes da Literatura no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego!
      kkkkkkkkk mas não tem zumbis hein? Leia sim
      Beijo.

      Excluir
  4. Olá, quando vi o livro nos lançamentos da editora nem parei para ler do que se tratava apesar de ter amado a capa dele. Agora lendo a sua resenha parece ser bem interessante ainda mais que não possui cenas eróticas o que é dificil não encontrar atualmente, mas acho que é um livro que esperaria um pouco para comprar. haha

    Beijos, Thaynara
    Livros com Bolinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thay!
      A capa é linda mesmo. Pois é, fiquei impressionada com a capacidade da autora de não colocar cenas eróticas!
      Beijo.

      Excluir
  5. Não conhecia o livro e adorei o enredo. É diferente do que costumamos ler e isso me deixou bastante curiosa.
    O fato do romance não ser o foco principal me deixa ainda mais animada, pois não gosto daquela coisa melosa.
    Já sei que vou odiar o James, pois uma coisa que nao suporto são pessoas esnobes.
    Vou adorar ler o livro quando tiver a oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita!
      Leia sim! Jura? Sou apaixonada por romances kkkk
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Mah, tudo bem?

    Ganhei esse livro no dia do piquenique, mas ainda não li. No dia, as meninas falaram tão bem dele que fiquei super curiosa. Adorei a resenha. Bom saber que a leitura é intensa *-*

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel!!
      Leia sim, a leitura é ótima!
      Beijos.

      Excluir
  7. Oi :)

    Esse livro já está na minha lista de desejados, confesso que me surpreendi com a sua resenha, mas creio que irei gostar do livro. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel!
      Leia sim, acho que você vai gostar!!
      Beijos.

      Excluir
  8. Oie! Gostei da capa vou dar mais uma procuradinha! Amei a resenha!
    Bjs, comenta por favor nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/04/as-mentiras-de-locke-lamora.html

    ResponderExcluir
  9. Oi,Ma!
    Eu nunca me interesse de fato por esse livro apesar do burburinho que ele causou assim que foi anunciado pela editora. Mas após ler sua resenha tenho a impressão de que talvez eu tenha me engando..hahaha
    Parece uma história legal, engraçada. Espero inclui-lo na minha lista de leitura em breve.
    Excelente resenha!

    Bjs!
    http://www.cacholaliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilda!!
      Jura? Acho que você deveria ler sim, mesmo sem compromisso. A história é super bacana e a Franny uma graça :)
      Beijo.

      Excluir
  10. Olá!
    Vi essa capa em alguns outros blogs, mas julgando somente pela capa (que é linda!) e o nome, achei que o livro se trataria de algum outro tema. Mas me surpreendi ao ler a sinopse e a resenha ao saber que, apesar de parecer ser um daqueles livros divertidos e empolgantes, eles tem essa pegada mais "vida real" e que aprendemos bastante com os personagens!
    Ótima resenha!
    Beijos,

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara!
      O livro é ótimo, vale a pena dar uma conferida sim!
      Beijos.

      Excluir
  11. Oi Marcela...Estou apaixonada por este livro, realmente estava imaginando uma outra historia, e fiquei surpresa com sua trama, uma personagem cheia de sonhos, medos e dúvidas!!Uma capa linda e ele já esta na lista de desejados!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!
      Que bom que gostou.
      O livro é tudo isso mesmo, leia sim!
      Beijos.

      Excluir
  12. Oi Marcela!!
    Mais uma resenha incrível! Bem diferente de tudo que já li.
    Parabéns pelo blog!!

    Bjs.
    https://entreserieselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Devo dizer que estou - nervosamente - surpresa! Quando eu li o título pensei em um livro completamente diferendo do que você nos apresentou em sua resenha. Adimito que eu também fico brava com os "mocinhos" - prefiro os vilões e bad boys - mas não creios que este em especial seja tão irritante, acho que gostei dele.
    O que posso dizer, a capa também é esplendida e parece ser o tipo de livro que nos surpreende!

    Amei de verdade!

    http://livrosporumbeijo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!!
      Eu também pensei que era algo diferente. Nossa, não tem como gostar desse cara.
      Leia sim!
      Beijos.

      Excluir
  14. Ainda não li esse livro, mas graças a esse post esse esta na minha lista de desejados hahah! Adorei a resenha :)

    Ponte Para Paris

    ResponderExcluir
  15. Poxa, o que mais gosto nos livros, são os romances!!
    Gostei da premissa do livro e gostaria de ler, mais não compraria no momento, tenho que dar uma parada com os gastos.. Adorei a resenha!!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila!
      Eu também senti falta do romance mas como o livro tratava principalmente de outro assunto, consegui seguir a leitura normalmente.
      Obrigada,
      Beijos!

      Excluir
  16. Eu compraria só pela diagramação...
    Confesso que esperava menos do livro. Achei a capa bonita, mas vi como um romance bom, mas não tava muito a fim de ler.
    Eu até to pensando melhor agora, mais pela beleza do livro do que a estória.
    Eu não curto triângulos amorosos, mas este tem algo diferente, é mais pro final e até fiquei curiosa, hehe.
    Acho que vou ler, mas não por agora.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna!
      Eu também kkk.
      Leia sim, é ótimo!
      Beijos.

      Excluir
  17. Oi Marcela, esse livro parece ser super legal, bem diferente, gosto de livros que podem acontecer na vida real, e se uma coisa realmente é o seu sonho, acho que se deve correr atras dele, adorei a resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cami!!
      É muito bom sim. Todos os sonhos são possíveis se não desistirmos, e acho que essa é a lição principal do livro.
      Obrigada,
      Beijos.

      Excluir
  18. Cara, primeiro a Dani, agora você! Assim eu não aguento, vou à falência com tanto livro bom, haha
    Ameeeei! E essa capa realmente é linda demais. Os detalhes na parte de dentro também são ótimos.
    Cinema, teatro e mundo de shows é comigo mesmo, já quero! rs
    Beijão.

    www.missthay.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!!
      kkkkkkk, falência por livros é uma coisa boa u.u
      Que bom que gostou!!
      Leia leia leia.
      Beijos.

      Excluir
  19. Oi Marcela!
    Adorei seu blog :D
    E amei essa resenha!
    Morro de vontade de assistir Gilmore Girls, e agora de ler esse livro da Lauren, haha.
    Parece ser bem divertido e até inspirador, estou curiosa!

    Um abraço!
    http://obsessivejerk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    O livro parece muito bom, e adorei sua resenha! Parabéns.

    Acabei de conhecer o blog e estou seguindo <3
    Beijão!
    www.enfimepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Um dia vou ler esse livro,kkkk brinks Marcelita!!
    Ganhei esse livro no evento e quero ler logo, muito curiosa, o seriado que ela protagonizou assistia todos os dias, bom demais!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      kkkkkkkkkkkk ei palhacinha u.u
      Não sabia que ela era atriz até ler o livro, acredita?
      Beijos.

      Excluir
  22. Oi Oi
    Eu sabia que conhecia o nome da autora de algum lugar!
    A capa é linda, mas o enredo não me convenceu. :\
    Achei meio vazio, sem propósito, sei lá.

    Abraço!
    http://naproximapagina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Gostei deeemais da resenha! Me deu vontade de ler o livro :D
    Também nunca sou seduzida por mocinhos metidos hahaha

    E a capa é linda mesmo ;)

    Beijo
    Mari | Sem Querer me Intrometer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Obrigada!
      Leia sim. Mocinhos metidos são um saco!
      Beijos.

      Excluir
  24. Não conhecia o livro e, quando olhe para a capa, imaginei que fosse um romance meio bobo, mas me surpreendi com a sua resenha. Por saber que não há tanto romance e ser uma história quase real, já me conquistou.
    Espero poder ler o livro em breve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
  25. oi, não conhecia o livro mas me interessei muito pelo fato de ter aquele romance meloso que tanto me irrita.
    Seria um livro que eu leria fácil ;*

    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Já ouvi falar por alto deste livro e nunca havia lido uma resenha sobre ele .
    A história parece ser muito gostosa de ler e adoro livros que mostram partes de diário,agenda,e-mail, e outras coisas do tipo de seus personagens. Parece ser um livro que flui muito bem,então consegue ler ele rápido .
    Assim que tiver oportunidade lerei , ah ,e concordo com você em relação a capa.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  27. Me interessei muito por este livro. Concordo que a capa é linda e parece ser uma estória muito cativante, por mostrar o show business e ainda ter muitas situações divertidas vividas pela personagem. Gostei de saber que todos os personagens são muito bem construídos e muito reais, torna a leitura ainda mais incrível. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi Marcela, tudo bem?

    Estou LOUCA para ler esse livro, eu amo o enredo dele e acho que vou me identificar um pouco com a história... é uma coisa meio pessoal, mas enfim.
    Eu amo teatro, cinema e o fato de a personagem ser atriz já o grande motivo pelo qual eu estou querendo muito conhecer essa história.

    Vou confessar que gosto de livros com aqueles romances melosos mas de vez em quando é bom ler livros como esse, que você diz que o romance não é tão presente.
    Acho que vou gostar muito dessa leitura e espero conseguir faze-la logo! :3

    Beijos! =)
    http://pausaparaoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Achei a capa do livro muito bonita. O fato do enredo ter pouco romance e ser mais focado na realidade também me ganhou. Romances melosos realmente enjoam. Tenho certeza que vou amar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Que bom que não tem quase romance e é mais focado na personagem mesmo, batalhando por seu sonho e fazendo com que embarquemos com ela nessa jornada rumo a fama, aliado a isso o fato de que mostra um pouco dos bastidores do Show Business.
    A capa é muito bem feita mesmo, assim como as páginas do diário de Franny, espero que caso faça goste da leitura.

    ResponderExcluir
  31. Oi Ma, como você bem sabe eu também li esse livro! Achei ele uma graça com um final que me encantou e me surpreendeu muito, pois é diferente! Acho que realmente para quem curte um bom teatro e cinema, conhecer essa vida louca de Franny, ira proporcionar muitos sorrisos. Otima resenha! parabéns
    http://livrosimaginarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!