{Resenhando #39} O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson



O Diário de Suzana para Nicolas
Título: O Diário de Suzana para NicolasAutor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Páginas: 224

*Livro cedido pela Editora Arqueiro para resenha


Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.


Há algum tempo li a sinopse deste livro junto com a primeira resenha que me foi apresentada. Desde então o livro ficou na minha lista de desejados até que me ocorreu a ideia de solicita-lo. Eu tinha certeza do que viria a seguir.

Katie está desolada sem saber o que fazer pois seu namorado Matt, que até então se mostrava apaixonado, terminou com ela. Sem entender o que ocorreu de tão repentino para o namoro terminar, no dia seguinte uma caixa aparece em sua casa enviado por Matt e dentro dela um diário: O diário de Suzana para Nicolas. 
O que este diário teria a ver com sua história? O que haveria de tão importante? Ao abri-lo, ela depara-se com uma carta de Matt pedindo para que ela lesse o diário e que tentasse suportar o que estava escrito. Suportar o que? O que tem de tão especial?
São essas perguntas que o leitor carrega, mas que são respondidas perfeitamente no decorrer da leitura do diário.

Escrito pelo James Patterson, você nunca imaginaria que um autor como ele escrevesse obras de tanta grandeza como essa. 
Você consegue perceber o cuidado do autor ao escreve-lo. Encontramos alarmes falsos e você tem que repensar no que leu e falar "Mas não aconteceu tal coisa?" e quando você volta para ver, não havia acontecido, você apenas deduziu.
Ah, deixando bem claro: Deduzir está completamente fora de questão neste livro!

Mas vamos falar do diário?
Suzana é uma mulher já madura que acabou de sofrer problemas pessoais e de saúde e decide recomeçar a vida. Ela então volta para a ilha onde seus avós moravam. Seria um lugar perfeito já que ficava perto de onde morava antigamente e ao mesmo tempo longe. 
Lá ela conhece Matt, um "faz-tudo" que está a ajudando com a casa e que um tempo depois torna-se escritor de poemas. O amor entre eles não foi de imediato (acredito que não, pelo menos não na parte dela) mas algo entre eles começa a crescer e vira um romance leve. Passa-se o tempo, com o amor apenas aumentando eles decidem se casar e logo depois Nicolas nasce. Mas a vida não é um mar de rosas e sempre acontece imprevistos e diversos acontecimentos que acabam por mudar todo o destino.
“Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade.

Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta.

As outras quatro bolas – família, saúde, amigos e integridade – são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez”.
Este livro não conta apenas uma historinha qualquer. É uma história de vida, entre uma família que acabou sofrendo ironias do destino e uma mulher que está sofrendo uma grande reviravolta em sua vida. Mas o que ela não sabe, é que as respostas de tudo o que ela precisa está em cada página deste diário, está na vida desta família.

Um livro incrível, com uma história verdadeiramente intensa, que nos faz refletir sobre o que somos e o que temos. 
Traz ensinamentos para a vida inteira. Você termina o livro absorta sobre o que acabou de ler e vê-se olhando para o nada pensando na vida que você acabou de conhecer. É impossível parar a leitura de algo tão incrivelmente bem escrito.

Quando eu terminei a minha reflexão pós-leitura fiquei pensando que este livro realmente deveria ter uma adaptação. Mas não aquelas adaptações desastrosas que nós conhecemos tão bem. Mas sim aquelas reais que vale a pena.
Passeando pelos blogs, dei de cara com um post em que a blogueira comentava sobre este livro e sua adaptação. Fiquei louca quando vi! E depois, mais louca ainda por conta do trailer. Que diabos é aquilo gente? Pelo amor de Deus. 
Os personagens não combinam com o descrito no livro, na minha opinião. O que salva, é a Suzana mas também, apenas ela!
Vou dar uma chance ao filme pois no post a blogueira falava que era uma adaptação bem fiel. Espero que eu não me arrependa.

Finalizando a resenha, gostaria de comunicar que este será o livro que eu darei para todos os meus colegas em comemoração aos aniversários! Todos nós merecemos ler este livro e aprender muito.
Este diário não mudou a vida de Katie apenas, mas sim, de todos os leitores. É um livro repleto de emoção.
"Querido Nicky,

Espero que você consiga tudo o que quiser quando crescer, mas acima de tudo, amor. Quando o amor é verdadeiro, quando é certo, pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma. (...) Nós é muito melhor do que eu"
Classificação: 

Confira um pouco mais sobre o filme:


Espero que tenham gostado da resenha!
Gostou? Compare e compre aqui
*R$ 15,21 em mais de uma loja
Bom gente, é isso!
Comente aí em baixo o que vocês acharam da resenha!

Beijos,
Mah!



23 comentários

  1. Olá Lindona, venho lhe convidar para participar do 1° Sorteio no meu blog de um lindo anel em prata. Conto com você princesa!
    Beijos e muito sucesso.
    Acesse: http://www.estiilocarol.com.br/2013/12/1-sorteio-do-blog-anel-de-prata.html


    *Te segui viu flor <3

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!

    Eu amo esse livro, é tão lindo <3 eu descobri que tinha uma adaptação a pouco tempo, mas assim como você fiquei meio p*** da vida com o trailer e nem me animei a ver, sinceramente.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Amanda!!
      É incrível mesmo <33
      Sim, o trailer parece que é meio desleixado, o filme meio "abandonado" não sei... mas a dona do blog em que eu vi falou que foi fiel.
      Só não gostei muito dos personagens para ser sincera..
      Vou tentar dar uma chance né, vamos ver...
      Beijos :))

      Excluir
  3. Oii flor!
    Esse foi o penúltimo livro que li (vou fazer uma resenha dele amanhã, ficaria feliz se a visse! :3) e tenho que dizer que não gostei muito dele não:c Não que o livro seja ruim, muito pelo contrário, é um lindo livro com uma história emocionante, mas eu não gosto de livros de drama haha Mas o que me encantou mais foi os quotes dele, são fantásticos!
    Beijos flor, espero sua visita! :*

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Barbara!
      Que pena!
      Eu particularmenta, adoro um bom drama. Essa foi a escolha perfeita kkkkk. Sim, tantos quotes e cada um com uma mensagem tão intensa!
      Beijos :))

      Excluir
  4. Oi Marcela,
    tudo bem?
    Nossa, depois do que disse, não terei escolha a não ser correr para ler esse livro. Realmente, todos comentam que esse não é o gênero do autor, mas que ele soube surpreender com uma linda história. Fiquei muito curiosa para saber o que tem nesse dia´rio, mas depois pensei, acho que não vou querer saber, pois ele foi o responsável pela separação deles.
    beijinhos.
    Cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Cila!
      Sim. Quando você vê que é esse autor escrevendo este tipo de livro, você já fica com um pé atrás. Mas é só mais uma prova do quão bom o autor é.
      Então, sobre o diário... sim e não kkkkkk. Leia, você vai entender!
      Beijos :))

      Excluir
  5. Então né... acho que eu quero esse livro <3
    A história parece ser simplesmente maravilhosa!
    Quero agora, quero já!
    Amei sua resenha Mar ^^
    Beijoos!
    http://btocadoslivrom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Baaaaaaaaaaaabs!
      Obrigada <333
      É uma história divina!!
      Beijos :))

      Excluir
  6. Sempre tive muita vontade de ler o livro e nem sabia que tinha o filme haha esper muito ter a oportunidade de lê-lo.
    Ótima resenha ;)
    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. OI já ouvi falarem muito desse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler ele!
    Bjs, me segue se ja segue ignora! E comenta por favor nesse post ajudaria muito!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/12/parcerias.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie!!
      Leia sim!
      Estou seguindo. Parabéns pelo blog.
      Beijos :))

      Excluir
  8. Ainda não tinha ouvido falar desse livro. Confesso que não me interessei tanto pelo assunto, acho que não é bem o estilo de livro que conseguiria ler. Mas enfim, vai de cada um. Beijos e tenha um ótimo domingo!! :D
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter
    participe do primeiro sorteio do blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabella!
      É, se não faz o seu estilo, talvez não seja uma boa pedida. Mas o livro é incrível... vale a pena!
      Beijos :))

      Excluir
  9. Já tinha lido resenhas em outros blogs e poxa, tô morrendo de vontade de lê-lo. Papai Noel, eu quero! HAHHAHAHA

    Beijos e boas festas!
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mariana!!
      Leia sim :))

      Para você também
      Beijos :))

      Excluir
  10. Oi Flor,
    acredita que nunca vi uma resenha desse livro??!! tenho esse livro já a um tempinho ,consegui numa troca no skoob e ainda não li...já tá na pilha dos primeiros para ler no próximo ano ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Anne!
      É incrível.
      Nem pense em trocar no skoob. Leia!!!!!!!!
      Isso.
      Beijos :))

      Excluir
  11. Oláaa, eu estava vendo o blog e acheei liiiindo!
    eu to doida pra ler esse livro, e depois que li essa resenha fiquei com mais vontade ainda *--*
    beeijos

    http://keetring.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Este livro está nos meus desejados desde que li uma resenha onde se falava muito bem, referindo-se como algo emocionante e tocante. Mas acabei adiando sempre a comprar de um exemplar, mas depois dessa linda resenha, creio que assim que tiver uma oportunidade irei compra-lo e lê-lo com certeza ;D
    Beijosss
    Samantha Artes & Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Samantha!
      Obrigada!!
      Leia sim. Aproveite que ele fica DIRETO em promoção no sub!
      Beijos :)))

      Excluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!