[Resenha premiada #19] Garota, Interrompida - Susanna Kaysen

Garota, Interrompida - Susanna Kaysen

          

Título:Garota, Interrompida
Autor: Susanna Kaysen
Editora: Única
Páginas: 189
Sinopse: Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas.


Garota, Interrompida é O livro.
Envolvida no embalo da adolescência: depressões, pressões, paixão, droga.. Susanna (sim, é uma história real) aos 18 anos é hospitalizada. 
Mas por que ela é hospitalizada? Então começa o livro.

Narrado em primeira pessoa (relato pessoal), por Susanna, passamos à nos ambientar com o cenário: McLean. Um hospital psiquiátrico em que ela vive juntamente com mais quatro amigas: Polly, Georgiana, Daisy e Lisa. Cada uma com seus problemas, mas com uma união inabalável.

Um livro envolvente, que faz-nos enxergar além. Susanna, uma adolescente rebelde e cheia de dúvidas é vista como "louca" pela sociedade. Porém, ela sabe que não está louca. E no decorrer dos livros, acabamos por concordar com ela.

O livro, por ser uma história real, e contada por primeira pessoa, me lembrou muito "O diário de Anne Frank", ou seja, um diário. Mas não é só isso.. a maneira como Susanna, enxerga o mundo, e o mundo enxerga Susanna, me lembrou de conflitos do livro também.
"Não me perguntem o que a vida significa ou como vemos a realidade ou por que temos de sofrer tanto"
O livro é um jogo limpo, e faço de Angelina Jolie, as minhas palavras : "Fiquei obcecada com a honestidade brutal das personagens deste livro". 
"Não estava convencida da minha loucura, embora temesse estar louca. Há quem diga que ter uma opinião consciente sobre o problema é um indício de sanidade, mas não sei ao certo se é assim."
Na minha opinião, não é um livro que vai agradar todos os tipos de leitores. Não esperem que "Garota, Interrompida" seja aqueles livros chatos, em que a protagonista só reclama da vida, e da falta de consideração do mundo. Não é isso.

Susanna expressa sua opinião corajosamente, sendo honesta em todos os momentos. 
Era uma personagem real, nós sabíamos que ela existia, que ela esteve lá.
Com uma dose sensata de humor e erotismo, o livro irá surpreender. Pois é isso o que a Susanna fez comigo: surpreendeu. 

Com sua honestidade talvez? Ou pela sua coragem de publicar um livro em que sua vida é aberta tão francamente ao público?

Dando aberta a aba de elogios, devo acrescentar que ambos, Susanna e Única Editora, fizeram um belíssimo trabalho.

A capa que vocês viram no início da resenha, não é a cor verdadeira. É muito mais chamativo que isso, e se prestarmos muita atenção, existe uma relação entre a capa e a história.
Sem contar dentro do livro. Todo início de capítulo, encontramos detalhes, e o melhor de tudo: É ilustrado as fichas de tratamentos dela, escrita pelos médicos e enfermeiros. (As quais podem confirmar a opinião externa sobre Susanna). Um capricho.

Super recomendado.
Classificação:

HeyHey!
Este livro já virou filme!
Confira só o trailer:


Bom gente, é isso. 
Espero que tenham gostado da resenha. Comentem o que acharam.
Já leram? O que acharam? 
Comentem aí em baixo!

Beijos,
Mah!


62 comentários

  1. Nossa, a história parece muito incrível, e me deixou com muita vontade de ler. Muito bom saber também que é já um filme, mas os livros sempre são melhores! Rsrs! Adoro seu blog e vc tem o mesmo apelido que eu! Rsrs! De Mah para Mah! Bjs!
    mygirlyandbooks@gmail.com

    mygirlyandbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi muito falar do livro. Inicialmente não dei bola, pensava: não parece ser meu tipo. Mas com o surto de resenhas que surgiu eu me vi obrigada a ler elas, e acabei me entregando ao livro. Agora, quero ler ele pois fiquei com a curiosidade bem atiçada, ehehehe.

    Att.,
    Eduarda Henker

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Eu não tenho muita vontade de ler esse livro apesar do enredo me chamar a atenção, ele não estaria no top 10 da minha lista de desejados hahaha, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  4. Estou super curiosa com o livro, que já está na minha lista de próximas leituras! Por tudo que li, parece ser ótimo...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  5. Que bom que o livro é tão interessante e com uma história marcante. Não li ainda mais estava ansiosa pra saber se era uma boa escolha de leitura, agora tenho certeza que vou gostar. Sua resenha foi o motivo que me faltava pra decidir. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Mah, não sei se eu ia gostar desse livro, assisti o filme e fiquei um tanto perturbada com ele. Mas sua resenha ficou ótima.
    E a propósito, que coisa linda que seu blog ficou de cara nova eihn?
    Parabéns :)

    ResponderExcluir
  7. Esse livro está na minha lista de leitura, a história é ótima e eu adoro ler sick-list! A resenha foi ótima e os quotes então...
    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Já vi o livro em algumas livraria, e achei interessante o titulo do livro, conheci a história agora e nem imaginava que fosse real, parabéns pela resenha deu pra sentir um pouco o que o livro traz, e tenho certeza que irá me surpreender assim como você.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  9. Oi flor, olha a velha falando da sua Resenha, a velha sou eu no caso, assisti esse filme a muito tempo, e gostei muito Angelina e Winona arrasaram no livro, e pensar que essa era a triste realidade daquele tempo onde as pessoas que tinham pensamentos diferentes eram incompreendidas e sidas levada ao extremo sofrendo grandes marcas para o resta da vida.
    A pessoa para ler um livro assim tem que estar preparada para aceitar a vida que ela abriu e contou de forma tão corajosa!
    Gostei muito da sua resenha!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  10. Olááá!
    Vi seu blog no grupo do face e vim fazer uma visitinha. Adorei o layout :) Está de parabéns.
    Assisti o filme "Garota Interrompida" faz um tempinho, adorei a história, a filmagem, os personagens! Ainda mais aquela parte que as frequentantes do hospital psiquiátrico vão fazer um passeio à cidade.
    Muito intenso e como você disse: surpreendente!

    Até então eu não sabia que tinha o livro, fiquei super curiosa agora, você disse que tem inclusive as fichas de tratamento, sinto que vai ser uma excelente leitura! (Embora a capa do livro não me atraiu muito, mas como dizem, quem vê capa não vê coração, rsrs)

    Grande abraço e boa semana

    http://estante-dos-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não sabia que existia filme, fiquei muita interessada em ler ese livro e como tem promoção quero ganhar rsrsrsrrs mas em relação a resenha não pensei que fosse tipo um diario esse livro mas achi bem interessante já estar na minha lista de leitura !


    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Sou parceira da Editora Única e espero o envio desse livro faz uns bons meses, até por isso desanimei de ler... Quando vi sua promoção, fiquei animada! Quem sabe eu não tenha esse livro em mãos - até que enfim!...
    Bom, eu gostei da Susanna, achei um personagem forte e que te prende. A história parece perturbadora e instigante, cada página uma nova reação! Estou certa?
    Estou baixando o filme com a Angelina! ;)
    Beijos, estou seguindo ♥

    Estante das fadas

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Como eu comentei no post da promoção, minha amiga está lendo esse livro.
    Ela está gostando demais. Sobre o que ela falou do livro até agora em ais sua resenha, fiquei mega curioso - apesar de não ser um dos meus gêneros preferidos. Hhehee
    Minha amiga disse a mesma coisa: "O livro me surpreendeu"
    E convenhamos: Essa capa com esse rasgo é linda! *0*
    (Só que eu teria vergonha de ler no ônibus com uma capa rosa berrante assim) kkkkkkkkkkkkkk
    Beijos!
    http://leiturasdoedu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Bom, eu já tinha escutado falar desse livro, e estava mesmo atrás de sugestões de leitura.
    A sua resenha, sinceramente, me interessou e o trailer mais ainda!
    E eu quase nunca tinha visto um livro com esse tema intrigante. Quem sabe que não ganho esse livro? Conhecer mais a história desse livro e talvez se torne um dos meus preferidos?
    Gostei da capa !
    ótima resenha, espero ganhar o livro antes de comprá-lo !
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Nossa, estou muito a fim de ler esse livro!!! Já li outras resenhas e assisti um pedaço do filme (isso acontece muito comigo - costumo assistir pedaços :/).
    Amei sua resenha - me deixou com mais vontade ainda...
    Parabéns!!!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  16. Confesso que estou apaixonada por esse livro desde a primeira vez que o vi Agora que li a resenha mais ainda, A historia me encantou....Sua resenha esta ótima...PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcela :)
    Eu tenho uma curiosidade imensa em ler esse livro. Gosto de histórias com temática mais forte e esse tem tudo para me agradar. Sua resenha ficou muito boa, se antes a vontade era grande agora triplicou!
    Espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Tenho tendência a me identificar com personagens de livros assim, me pareceu uma boa história rs E livros que surpreendem quase sempre são bons xP Parece ser o tipo de personagem que cresce ao longo da narrativa, gosto bastante disso também. Boa resenha (:

    flaviasena.s@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Já vi muitaaaas resenhas a respeito do livro e nenhuma foi tão completa que nem a sua. Não sabia que era estória real e tals. Não sabia que tinha o filme desse livro, deve ser muitooo bom

    ResponderExcluir
  20. Quando assisti o filme nem sabia que tinha o livro, assim que descobrir que tinha um livro fiquei louca para ler, já que todo livro que tem também o filme me chama muito atenção. Gostei da sua resenha, ficou muito boa e só fez aumentar a vontade de ler o livro.

    Plumas e Paetês
    Sorteio
    Fanpage


    Lápis,Papel e História

    ResponderExcluir
  21. Lembro de ter ouvido falar muito sobre o filme, mas não lembrava bem sobre a história, agora vejo comentários maravilhosos sobre o livro e estou doida para ler! Gostei da sua resenha, você escreve e descreve muito bem o que o livro passa, fiquei mais curiosa!

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu e-mail pra promoção é: claris_ribeiro1@hotmail.com

      Excluir
  22. Parece ser totalmente ótimo, quero muito ler. E super com vontade de assistir o filme também, porém os livros são com mais detalhes e você fica se imaginando como é. Amei. :D
    Meu Blog
    Meu e-mail para promoção: Karen-contatos@hotmail.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Parece ser um livro muuuito bom! Já tinha ouvido falar, mas não conhecia. Adorei sua resenha, e fiquei muito curiosa para ler. (:

    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Email para a promoção: mariazribeiro@hotmail.com

      Excluir
  24. Já tinha ouvido falar sobre o livro,mas não tinha me interessado muito. Porém sua resenha me deixou tão entusiasmada que com certeza entrou na minha lista de "desejados".
    Bjinhos,Tami.
    http://meninanerdeseuslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. já faz algumas semanas que vi este livro pela primeira vez, e super empolada para ler... a cada resenha que vejo a curiosidade aumenta, gosto muito de historias sobre garotas que tem umas vida fora do comum...
    bjooos
    malu.menso24@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Gostei da resenha, fazendo continuar meu interesse pelo livro. Já vi o filme mas achei ele um tanto confuso, sempre quis saber mais sobre a "loucura" da Susanna, então estou ansiosa pra ler o que ela quis dizer com esse livro.

    ResponderExcluir
  27. O filme é excelente, mas a pouco tempo fiquei sabendo que foi originado de um livro, gosto muito desse tipo de livro que aborda transtornos psicológicos e nem preciso dizer que quero ler esse livro. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  28. Acredito que escrever esse livro foi uma ato de coragem. Embora o livro seja um romance, é primeiramente um relato real de todas as angústias, as dúvidas, os medos, os problemas, as experiências da personagem. Susanna nos faz pensar sobre a loucura: até onde ela existe, até onde não existe e o que é, afinal. A personagem nos dá a chave para um diário permitindo-nos espiar seus sentimentos, amarguras e dores.
    Acredito que temos que nos preparar para um final de reticências...
    Quero ler
    Bjus

    ResponderExcluir
  29. Este livro entrou para a minha lista de desejados assim que foi lançado, porque o filme já era um dos meus preferidos, então quando eu descobri que era baseado em um livro e que esse foi lançado no Brasil, me interessei imediatamente. Esse livro pode não agradar a todos, mas tenho certeza que vai agradar a mim, talvez ainda mais que o filme, como sempre. Adorei a resenha! ;D

    tainarahijaz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. O que mais me deixou chocada com relação ao livro foi o fato de a história ser uma história real, um alto relato. Eu já havia ouvido falar sobre o filme e o livro no entanto nunca o li e o vi, e nunca havia reparado nos dois. Por ser um livro que não agrada todos, foi um dos fatores que me interessaram, acredite laksdjalkdj sou toda contraditória. Enfim, o tema do livro é muito bom e me fez pensar um pouco, e que de fato cada um tem a sua maneira de ver a realidade. O fato de possuir temas atuais também me interessou. Enfim, espero lê-lo em breve. Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  31. O filme é muito bom,mais to louca pelo livro.

    ResponderExcluir
  32. Faz tempo que tô querendo esse livro, mas estava com receio em comprar, mas depois de sua resenha fiquei muito ansiosa para ler, ainda mais por saber que uma história real e é em primeira pessoa... Meu Deus, quero muuuuuito ler.As vezes me sinto como a personagem. Muito bom ! Maravilhoso... Participando da promo !
    email: lara.m.vieira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Eu já tinha visto o filme mas nem sabia da existência do livro...
    Adorei a resenha, deu vontade de ler rs.
    smallbump21@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Uau! Adorei a capa do livro, é muito bonita e chamativa.
    A sua resenha ficou bem legal, eu já tinha ouvido falar do livro, mas de maneira bem superficial... O modo como você apresentou o livro me deixou com vontade de lê-lo :D
    E o trailler? Não sei, mas fiquei com a impressão de que o filme deve ser muito legal.
    Beijinhos.

    Lena Rico
    e-mail: garotasdejales@live.com

    ResponderExcluir
  35. Tenho a sensação de que esse é um livro que a maioria das garotas vai se identificar. A história pode até ter se passado em 1967, mas se formos analisar bem, é o que acontece nos dias de hoje: garotas que acham não ser compreendidas pelas pessoas ao seu redor :/

    E-Mail: michelle.agda@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. A história parece ser maravilhosa, me deu muita vontade de lê-lo. O trailler? bom eu achei muito legal, o filme parece ser bem interessante
    E-Mail: Larissa_kuriak@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Oi, Marcela! Vim dar uma passadinha aqui para ler sua resenha que, por sinal, adorei. Também amei esse livro e a capa é linda mesmo. Beijos,
    Ayanna
    http://leitorespossessivos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Ótima resenha! Eu assisti o filme há um tempo, mas só descobri o livro depois. E estou louca para ler esse livro! A história é realmente interessante.

    e-mail: ichyuuki@hotmail.com

    Kisu ;*
    http://dokidokin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Sempre que via essa capa, eu pensava que era algo do tipo clichê adolescente, mas sempre que leio uma resenha, me surpreendo de como era diferente do que pensei e do quanto eu sei que vai me interessar porque AMO histórias com esses temas.
    Nunca tinha nem ouvido falar do filme, mas também, não vejo filme nenhum de livro que li, eu tenho quase certeza que vai perder a magia do livro, então já procuro evitar, principalmente um livro que se tornou um dos meus favoritos (Quase todos são na verdade kkk)
    Eu nem sou chegada a biografias, principalmente de gente famosa, mas biografias ou autobigrafias assim, eu não consigo não gostar kkkk
    Cada vez mais fico com vontade de ler!
    Um beijo, Duda

    ResponderExcluir
  41. Não sabia que era baseado em fatos reais, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  42. Eu assisti ao filme e simplesmente adorei. Gosto de ler sobre transtornos de personalidade, e filme que foi inspirado nesse livro foi um dos motivadores dessa minha paixão (obsessão).
    Eu não sabia que a história da Susanna era baseada em fatos reais, e descobrir isto deixou-me ainda mais louca de desejo por este livro.
    Quero lê-lo e conhecer a história dela, contada por ela msm.

    ritacruz17@gmil.com

    ResponderExcluir
  43. Sabe...

    Sempre vi a capa e o título do livro mas nunca me chamou a atenção!

    Achei que fosse algum chick lit bobinho ou algum YA...

    Agora fiquei com vontade de saber mais sobre a vida da Susana!
    Ainda mais por ser uma história real!!

    Não sabia que tinha um filme!
    Vou procurar para ver!

    Beijokinhas da Gi
    aestranhaestantedagi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  44. Nossa, estou me preparando para uma leitura forte. Especialmente porque é uma história real.
    Nessa época os tratamentos psiquiátricos não eram nada humanizados. Imagino alguém com a mente sã, mas com um distúrbio facilmente tratado em casa com medicação, viver uma experiência dolorosa e marcante como essa.
    Louca pra ler!

    ResponderExcluir
  45. Gostei bastante da premissa desse livro e dos assuntos nele abordados. O mais engraçado é que quando vi o filme, nem sabia que ele era um livro! O mais legal ainda é o tom da capa ter a ver com a hist.

    ResponderExcluir
  46. Nunca li algo sobre transtornos de personalidade, me interessou muito. Que ótimo saber que tem filme, mas filmes nunca serão melhores que livros :( HUASHUAS e claro que eu amei a capa, é rosa *-*

    ResponderExcluir
  47. Conheço "Garota Interrompida" por causa do filme que, por incrível que pareça, ainda não vi. Recentemente descobri que havia o livro. Já li algumas resenhas sobre ele e todas foram positivas. O livro se passa numa época em que ter o pensamento diferente da sociedade era considerado imoral, sendo assim medidas drásticas eram tomadas como punições. O livro é mais curto do que esperava, mas tenho certeza que todas as páginas são ricas em conteúdo. O mais interessante é que trata-se de uma história verídica. Sem dúvidas pretendo lê-lo.

    ResponderExcluir
  48. Seeeempre penso em comprar esse livro e por algum motivo ele dá lugar a outro. Deve ser bastante chocante, ja vi partes do filme e achei assim. Fora a interpretação maravilhosa da Jolie né.


    www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  49. Gente, eu não tinha me ligado que era esse filme... Quando você falou da Angelina Jolie (que aliás, estava brilhante no papel ainda mais ao lado da Winona Ryder que é uma atriz que amo) que me veio na cabeça...
    Bom, o livro não li ainda mas já vi o filme e adorei, mal posso esperar pra ler! Eu amo esses temas mais delicados e ainda saber que é uma história real me motiva muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci o e-mail... XP
      talita.macedo.a@gmail.com

      Excluir
  50. Fiquei com muita vontade de ler este livro, além de ser um relato pessoal íncrivel , a autora passa muito bem o que acontece, e com muita emoção, ouvi falar muito bem do livro, e confesso que antes de saber a historia , imaginava que era aqueles livros de adolescentes.

    ResponderExcluir
  51. Não é o tipo de livro que eu gostaria de ler, mas , achei a história interessante e ia ser legal experimentar! Gostei mt do blog!
    marcosalex94@gmail.com

    ResponderExcluir
  52. Marcela,

    O filme eu já conhecia, já assisti muitas vezes, agora o livro, me deixou bastante curiosa, sempre acho que livros tem algo a mais a dizer, já li várias resenhas e sempre são muito positivas, adoro o fato da editora ter caprichado na edição, acho que todo mundo merece isso, a autora e os leitores principalmente.
    Quero muito ler esse livro, gostei de saber sua opinião!
    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  53. Conforme eu lia a resenha, fiquei imaginando o quanto foi dificil pra Susanna viver durante tanto tempo num hospital psiquiatrico sem ter nenhuma doença que caracterizasse ser internada...também acho que o livro foi uma forma de diário, pra ela extravasar tudo que ela passou nesse tempo, não sabia que também tem no livro as ilustrações do prontuario e fichas médicas dela, com certeza uma leitura tensa, mas muito válida, eu estou com muita vontade ler e saber tudo que houve com Susanna nessa época horrivel da vida dela! Ótima resenha! :)

    ResponderExcluir
  54. uau..parabéns pela resenha..conseguiu descrever o livro nos fazendo desejar com loucura tê-lo...estou ansiosa pra ter o meu e já estou louca pra lê-lo...pois todos dizem que é perfeito.

    Seguidora GFC: Lininha
    Seguidora Face: Aline Costa
    Email: aline.menininhadedeus@gmail.com

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar e, claro, deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir!